Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ensaio sobre a cegueira: 20 ANOS CEGO




Querida, não tenho dúvidas sobre as suas melhores intenções, e não tenha dúvidas sobre as minhas intenções... Como ex-crente em deuses, um dia eu também julguei haver relação entre ser bom e acreditar em deus – exatamente assim como você faz até hoje... Ledo engano... Mas, entendi que não, e em absoluto... Aliás, são duas questões bem distintas, sem altruísta (o oposto de egoísta), amar, e acreditar em deuses e superstições...

Esta estória é uma fábula – 20 ANOS CEGO -, que eu já conhecia, publicada mais de 2,5 milhões de vezes na Internet, e para os mais diferentes propósitos... E coincidentemente, 2,5 milhões é o número de assassinatos cometidos por deus e documentados na bíblia... 20 anos, talvez um pouco mais, é o tempo em que estive em processo de aprendizado, como livre pensante... De olhos bem abertos, e ajudando cegos - que 'vêem, mas não vêem' - a viver...

Estive também por um tempo, dedicando 100% do meu tempo a carregar crianças nos braços, para vê-las morrer, mas esta é outra estória... Mas garanto que, está sim é uma estória bem real, com nomes, locais, datas e horas, e muito mais comovente... Até porque é real... Um drama humano real...

Ontem foi o dia dos pais, tenho uma filha biológica e outra adotada... E passei o dia cercado de profundo amor, no seio da minha linda família... Mas o que realmente nos causou impacto, foi o número de pessoas que me ligaram para me chamar de 'pai'... Pessoas, adultos, jovens e crianças, com as quais passei a ter uma relação quase paterna... E realmente tenho a paternidade em mim... Ontem foi o meu grande dia... E querida Ana, é por isso também, que a despeito da fábula acima - onde apesar de investigar dedicadamente, nunca pude constatar veracidade, meramente, e muito menos os nomes dos protagonistas, locais, datas, nada -, e que foi encenado em um filme de segunda categoria; mas não vejo absolutamente nada que remeta a deus...

Já não sigo deuses, e daria a minha VIDA, e não apenas os meus olhos, pela minha esposa e filhas... De forma que, apesar de considerar uma linda fábula, não vejo como a epítome do amor, e não vejo nenhuma relação com deuses... Muito menos com o seu deus... E digo isso com profundo respeito... Sei porque você 'acredita', e estudo o fenômeno, e lembre-se, posso ter acreditado ainda mais do que você, mas isso já passou comigo... Porque ‘se não podemos questionar o que acreditamos, então na realidade não acreditamos’...

Mas, se posso dar a vida pelos meus filhos, é claro que jamais faria mal algum a eles... Se eduquei meus filhos sem agredi-los, além de ter ajudado outras família a banir a agressão de suas vidas, o que eu deveria pensar do seu deus?

‘Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá. Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro, O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o SENHOR teu Deus te dá em herança.’ - Deuteronômia [21:18-23]

Este é o ponto... Ser bom, justo, correto, nada tem a ver com crenças... Nunca teve... Basta estudar a história para simplesmente entender... Chega a ser um absurdo relacionar atos de altruísmo com um deus que manda matar os filhos, amigos, irmãos em sua glória... Que ordena o assassinato de populações inteiras 'e não deixem viver nem mulheres, nem crianças, nem animais'... Um deus vingativo, que mata por nada, que estimula o incesto, o apedrejamento de mulheres adulteras, o olho por olho dente por dente, em uma carnificina nunca antes vista... Leia a bíblia... Estou falando do seu deus, e do seu livro sagrado...

Quanto mais crente um país, menos educado, mais mortes ao nascer, mais fome, mais violência, mais desigualdade, menor expectativa de vida... É sobre isso que estamos falando... Sei que você deve ser uma excelente pessoa, e percebo isso, mas espero que não se esqueça de que na época bíblica a humanidade não superava os 25 anos de idade, em média... E hoje, mais descrente, pelo menos nos países mais desenvolvidos, chegaremos você e eu aos 75, 80, 90... Crentes ou não... Está amplamente provado que crer não ajuda em nada, assim como a homeopatia... Puro efeito placebo... Mas atrapalha... Faz com que você estanque... Acreditando saber sobre a origem e o destino da vida... E equivocando-se, poderá cometer toda sorte confusão, e desperdiçar sua linda existência...


Carlos Sherman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.