Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho... Ético, logo cético...



Chico Anysio tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.

"Deus é onisciente? Então ele sabia que Rafael teria de morrer naquele dia, naquela hora e daquele modo. Sendo assim, meus amigos, deixo à disposição de todos a minha parte de Deus porque, se mundo está como está, prefiro ficar sozinho.” 



Muitos leitores, fãs, ex-fãs, ficaram indignados com seu ateísmo confesso, e partiram para a ofensa... Anysio disse que aquela seria a última vez que falaria sobre o assunto:


"Eis que me apresento ao castigo que todos vos, crentes, me desejam. Vou escrever alguma coisa aqui e fim. Não toco mais neste assunto, porque este é um tema que vem sendo discutido no mundo depois de Jesus aparecer. Quero começar dando parabéns ao Eli Alves que tem decisões corretas, inteligentes e discretas. Que Deus o abençoe. Daniele Camargo me chama de velho, quem sabe babando no canto da boca. Deus que te dê paciência, Daniele, porque pior do que ter 79 anos é não chegar a tê-los. Você me garante, Daniele, que depois que eu morrer Deus vai me salvar. Mas me salvar de quê? De ter dedicado 64 anos da minha vida à diversão de pessoas como… como você, por exemplo? Será por isto que eu precisarei de uma atenção especial? Entrego a Deus. Enoque Dantas, você tem razão.

Deus te proteja das más companhias. Cláudia Scachetti você deve ter saído da Bíblia porque na sua idade (23 anos declarados) você ainda não passou por nada. Deus te perdoe. Gabrielle Florêncio… você me acha “trájico”. Tomara que sim, porque seria terrível se eu fosse trágico. Deus te ilumine. Geziel Silva Costa, você é 5 estrelas. Lorena Reis Maria me chama de idiota. Será que eu sou mesmo um idiota, Lorena? Não estaria você me confundindo com um espelho? Deus é quem sabe. Maria de Lourdes vocifera e diz que eu sou velho. Ela me trata assim: 'Seu velho'…

Ser velho é doença? é defeito? é imoral? é pecado? Ou será que ser velho é estar apenas vivendo o quarto final da vida. Syer Rodrigues de Souza, não esqueça que quem criou Satanás foi Deus. Perdoai o Syer, Senhor, ele não sabe o que diz. Eu quero declarar mais uma vez que não toco mais neste assunto. Vou, queiram ou não queiram os que me chamam de idiota, continuar sendo odiado pelos que me odeiam e sendo amado pelos que me amam (por há muitos desses). No mais: vão com Deus, mas se eu não lhes fizer companhia nesta viagem, não tomem isto como uma ofensa a Deus; é apenas um ponto de vista e Deus disse que o homem tem o direito ao livre arbítrio. Bandeira Branca, amores e que Deus esteja conosco."

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho
Ético, logo Cético...

Ao Lado de Paulo Autran, Lima Duarte, Mário Lago, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Machado de Assis, Cora Coralina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Drauzio Varella, Ferreira Gullar, entre outros; Chico Anysio figura como um dos grandes artistas, escritores e pensadores de nosso país, comprometidos com a integridade intelectual...


A ira de deus contra mais um homem livre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.