Pesquisar este blog

domingo, 13 de maio de 2012

Energia, Condições Contingentes e Multiverso



(...) estamos de acordo sobre o que disse, mas gostaria apenas de explicar que quando você diz "não, a temperatura não é energia", na verdade não está correto... A Temperatura é uma grandeza física que mede, 'sim', a energia cinética - média das partículas - em um sistema em equilíbrio térmico... É portanto uma referência 'energética'... Fisicamente falando... 

[derivada parcial da energia interna (U) em relação à entropia (S) - para um sistema em equilíbrio termodinâmico]

Mas sem espaço para maiores viagens na maionese, rsrsrsrs... E entendi o seu ponto de vista, navegamos o mesmo barco... Um abraço...

(...) Não me refiro à 'contingência de proposições', me refiro ao conceito de 'condições contingentes' para a vida, terminologia moderna, que substitui o conceito de condições ao acaso - em Astrobiologia -, entende? Estou plenamente familiarizado com absolutamente tudo o que escreveu, e não fui eu quem destaquei a 'temperatura' de todo um conjunto de condições - contingentes - físicas, químicas e biológicas, possibilitando a vida na Terra... Só expliquei a quem disse que 'temperatura' não tinha relação com energia, que este comentário estava equivocado... Em relação a todo o demais, achei que não valia à pena comentar... Quando li o seu comentário, e considerei excelente... 

(...) Não entendo a sua tréplica... Acho que você não leu direito o que escrevi, ou está equivocadamente me relacionando com o tal problema da temperatura... Eu não tenho problemas com todo o complexo de condições - repito - contingentes para a vida... Mas isso não tem rigorosamente nada a ver com 'multiverso'... Ou pelo menos é uma derivação que sai do paradigma científico, para o plano da especulação teórica... Explicando que paradigma é um ponto de encontro e acordo sobre as leis que regem o universo... O seu comentário foi pertinente e aterrissado, mas 'multiverso' está na alçada da física teórica e não se presta a este tema: Evolução...

Carlos Sherman 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.