Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de julho de 2013

Jogando com Bobby


Bobby Jones (1902-1971) foi um HOMEM e não uma lenda... Um Homem como poucos... Jones foi REAL, coerente, vitorioso...

Jones não foi apenas um jogador qualificado e consumado pelo Golf; Jones foi também um exemplo de princípios desportivos e ÉTICOS... Na primeira rodada do Aberto dos EUA em 1925 - no Worcester Country Club, perto de Boston -, o seu 'aproach' para 'green' do buraco 11, que era elevado, saiu curto, indo parar em uma posição complicada... Jones estava preparando o seu 'pitch', quando a cabeça do taco roçou na grama, provocando um leve e 'imperceptível' movimento na bola... Ele efetuou o 'swing' com sucesso, informando em seguida ao seu parceiro de jogo, Walter Hagen, e ao funcionário USGA, solicitando que lhe fosse aplicada uma penalidade... Hagen não quis comentar o ocorrido com Jones, mas declarou em seguida que não via motivos para que lhe aplicassem a penalidade... 

Após a partida e antes que ele assinasse o seu 'scorecard', os juízes do USGA discutiram com Jones, porque não viam razão para aplicar a penalidade... Mas ele insistiu que havia violado a regra 18 - Bola em repouso deslocada -, e sendo assim, a sua pontuação foi de '77' ao invés de '76'... 

A penalidade auto-imposta por Jones foi suficiente para que ele não vencesse o tornei, precisando disputar um 'play-off', no qual ele perdeu... Os organizadores do torneio fizeram uma menção honrosa a Jones na entrega dos prêmios, ao que ele respondeu:

"Então vocês precisarão elogiar - também -qualquer homem que não tenha roubado um banco."

Um caso similar ocorreria no seguinte Aberto dos Estados Unidos, disputado no Scioto Country Club, em Columbus, Ohio... Na segunda rodada, após terminar a primeira rodada em segundo lugar, Jones estava preparando o 'putter' no 'green' do buraco 15, com um vento muito forte em seu rosto... Quando Jones posicionou o taco, a bola girou com o vento e tocou o taco... Novamente ninguém percebeu o ocorrido, mas a consciência de Jones estava à postos... Mais uma vez Jones acusou o ocorrido, foi penalizado, e mesmo assim ganhou o segundo de seus troféus do US Open...

Por essas e outras razões, o prêmio da USGA foi batizado como 'Troféu Bobby Jones' em sua homenagem...

Os 'carts' no Damha Golf Club são batizados com nomes de personagens famosos na história do Golf... Sempre que opto por utilizar um  'cart', trato de procurar pelo 'Bobby Jones', e sinto uma sensação diferente, como se endossasse a história construída por este exemplo para a humanidade... Pequenos gestos que demonstram uma gigantesca estatura...

Carlos Sherman



BOLA DESLOCADA, DESVIADA OU PARADA
Regra 18: Bola em Repouso Deslocada

18-1. Por Agente Externo

Se uma bola em repouso é deslocada por um agente externo, não há penalidade e a bola deve ser recolocada. (Bola do jogador em repouso, deslocada por outra bola - ver Regra 18-5.)
18-2. Por Jogador, Parceiro, Caddie ou Equipamento

a. Geral
Quando a bola de um jogador está em jogo, se: 
(i) o jogador, seu parceiro ou qualquer de seus respectivos caddies a levantar, deslocar, tocar propositadamente (exceto com um taco ao preparar a tacada) ou provocar seu deslocamento, salvo se isso for permitido por uma das Regras, ou

(ii) o equipamento do jogador ou de seu parceiro provocar deslocamento da bola, o jogador incorre na penalidade de uma tacada. Se a bola é deslocada deve ser recolocada, a não ser que seu deslocamento tenha ocorrido depois do jogador ter iniciado a tacada ou o movimento para trás do taco a fim de dar a tacada e a tacada é realizada. 

De acordo com as Regras, não há penalidade quando um jogador provoca acidentalmente o deslocamento de sua bola nos seguintes casos: 

. Ao procurar uma bola em um azar coberta de impedimentos soltos ou areia, uma bola em uma condição anormal de terreno ou uma bola que se acredita estar na água em um azar de água - Regra 12-1
. Ao reparar marcas de posições anteriores do buraco ou marcas de impactos de bolas - Regra 16-1c
. Ao medir - Regra 18-6
. Ao levantar a bola conforme uma Regra - Regra 20-1
. Ao colocar ou recolocar uma bola conforme uma Regra - Regra 20-3a
. Ao retirar impedimentos soltos no green - Regra 23-1
. Ao retirar obstruções móveis - Regra 24-1

b. Bola Deslocada Depois da Preparação da Tacada 
Se a bola em jogo de um jogador se desloca após ele preparar a tacada (não sendo em conseqüência de uma tacada), considera-se que o jogador deslocou a bola e ele incorre na penalidade de uma tacada. A bola deve ser recolocada, a não ser que seu deslocamento tenha ocorrido depois do jogador ter iniciado a tacada ou o movimento para trás do taco para dar a tacada e a tacada é realizada.
18-3. Por Adversário, Caddie ou Equipamento, em Jogo por Buracos

a. Ao Procurar Uma Bola 
Se, ao procurar a bola de um jogador, a bola é deslocada, tocada ou seu deslocamento provocado por um adversário ou pelo seu caddie ou equipamento não há penalidade. Se a bola é deslocada, ela deve ser recolocada. 

b. Exceto Durante a Procura de Uma Bola
Exceto ao procurar a bola de um jogador, se a bola é deslocada, tocada propositadamente ou seu deslocamento é provocado por um adversário ou pelo seu caddie ou equipamento, a não ser que as Regras estabeleçam algo em contrário, o adversário incorre na penalidade de uma tacada. Se a bola é deslocada, ela deve ser recolocada. (Jogar uma bola errada - ver Regra 15-3) (Bola deslocada durante a medição - ver Regra 18-6)
18-4. Por Co-Competidor, Caddie ou Equipamento, em Jogo por Tacadas

Se um co-competidor, seu caddie ou equipamento desloca, toca ou provoca o deslocamento da bola de um jogador, não há penalidade. Se a bola é deslocada, ela deve ser recolocada. (Jogar uma bola errada - ver Regra 15-3).
18-5. Por Outra Bola

Se uma bola em jogo e parada é deslocada por outra bola em movimento após uma tacada, a bola deslocada deve ser recolocada.
18-6. Bola Deslocada Durante Medição

Se uma bola ou um marcador de bola é deslocado durante a medição conforme ou ao determinar a aplicação de uma Regra, a bola ou o marcador de bola deve ser recolocado. Não há penalidade, desde que o deslocamento da bola ou do marcador de bola for diretamente atribuível ao fato específico de medição. Caso contrário, as disposições das Regras 18-2a, 18-3b ou 18-4 são aplicáveis.
*PENALIDADE POR INFRAÇÃO À REGRA:

Jogo por buracos - perda do buraco; Jogo por tacadas - duas tacadas. 
*Se um jogador não recolocar a bola quando o deve fazer, incorre na penalidade geral por infração à Regra 18. Não há nenhuma penalidade adicional por força da Regra 18, salvo no caso de uma bola incorretamente substituída (Regra 15-2). 

Nota 1: Se uma bola que deve ser recolocada conforme esta Regra não for encontrada imediatamente, pode ser substituída por outra. 
Nota 2: Se a posição original de uma bola a ser colocada ou recolocada foi alterada, ver Regra 20-3b.
Nota 3: Se for impossível determinar o local onde uma bola deve ser colocada, ver Regra 20-3c.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.